Aspectos clinicos de linfonodo tumoral associado à neoplasia maligna- relato de caso.
Caroline Escórcio Alves de CERQUEIRA¹; Vitor Hugo Almeida ALEIXO¹; Christian Ricardo da Conceição SOUSA¹; Tatiana DANDA²; Fernando BRANDÃO².
RESUMO
Introdução: A via linfática é uma das principais formas de disseminação de tumores malignos, sendo a sua pesquisa parte importante do estadiamento e da definição prognóstica e terapêutica de diversas neoplasias. Objetivo: Apresentar um caso clínico enfatizando os aspectos radiográfico do Lifonodo tumoral associado à neoplasia maligna. Relato de caso clínico: Paciente E. S., 69 anos, procurou um serviço radiodiagnóstico da cidade de Imperatriz- MA, depois de ter sido examinada e encaminhada da clínica de estomatologia da Faculdade de Imperatriz- FACIMP. A mesma apresentava linfonodo submandibular com aspecto infartado, de consistência endurecida e fixo à palpação, medindo em seu maior diâmetro aproximadamente 3cm. Paciente em quadro de trismo, sintomático, impossibilitando exame clínico intra-bucal, com evidência de assimetria facial. Foi realizada a radiografia panorâmica, constatando a presença de uma severa destruição da região de corpo, ramo e côndilo mandibular direito, envolvendo os limites anatômicos do canal mandibular, rompendo cortical basilar adjacente, extendendo-se também, para região de túber maxilar do lado ipisilateral, com aspecto infiltrativo. Conclusão: A neoplasia maligna relacionada ao linfonodo tumoral apresenta grande capacidade de destruição óssea, seu diagnóstico precoce se faz necessário visto que minimiza os efeitos deletérios na lesão melhorando seu prognóstico.
Palavras- chave: Linfonodo, neoplasia, maligna.
____________________________________________________________________________ Acadêmicos do Curso de Odontologia da Faculdade de Imperatriz
² Professor Mestre do Curso de Odontologia da Faculdade de