Neoplasia pulmonar
CARCINOMA BRONCOGENICO
Ele se divide em três formas: designadas hilar ou centra, nodular periférica e nodular múltipla. O calibre dos brônquios atingido diminui da primeira a ultima forma.
A forma hilar ou central é a mais frequente, compromete um brônquio principal ou da bifurcação da traqueia, principalmente o direito e o brônquio lobar ou brônquio segmentar, sobretudo do lobo superior. Inicia-se por um espaçamento de certa área da mucosa brônquica tornando-se esbranquiçada, da parede brônquica, o carcinoma de cor branco-amarelado, infiltra o tecido pulmonar circunjancente, raramente formando tumor delimitável e, mais amiúde, forma cordões que se irradiam; a infiltração atinge logo os linfonodos próximos, que se fundem no tumor primitivo.
A forma nodular periférica manifesta na periferia do pulmão, por um nódulo arredondado, mal delimitado, geralmente mole e não relacionável, ao exame macroscópico, com o brônquio que o origina. Pode localizar-se logo abaixo da pleura ou a pequena distancia. Não raro se forma em cicatrizes pulmonares (câncer cicatricial). Localizando-se esta forma na periferia, em brônquios menores, as manifestações clinicas são mais tardias e os prognostico pior, já havendo metástase quando diagnosticada.
A forma multinodular é de origem multicêntrica e a mais rara de três formas. Em necropsia só é diagnosticas após o carcinoma do próprio pulmão ou de