Neologismo
O que é neologismo?
VOCABULÁRIO: Neologismo é considerado como toda palavra que não existia e passou a existir
O significado da palavra neologismo é nova palavra, por isso a cada dia que passa esse novo estilo de linguagem está cada vez mais presente nas nossas vidas, isso se deve a popularização da internet, que é um dos lugares onde o neologismo mais ocorre. Com certeza muitos termos que usamos na internet já acabaram se tornando parte do nosso vocabulário como deletar, printar, mouse, site, entre outros.
Na maioria das vezes esses termos acabam surgindo para suprir uma necessidade vocabular, essa nova palavra que irá surgir poderá ser classificada de três modos: momentânea, transitória ou permanente.
Momentânea: geralmente são palavras que surgem em uma conversa de amigos que pode até acabar tendo uma repercussão grande, mas com o passar do tempo ela acaba sendo esquecida. Exemplo: somatoriar.
Transitória: ela surge em conversas de grupo e acaba se espalhando para os demais podendo acabar sendo esquecida, ou se tornar parte do vocabulário. Exemplo: mensalão, natureba, mistureba.
Permanente: essas são os que acabam se tornando populares e em alguns casos passam a ser mais utilizados do que a própria palavra. Exemplo: golaço, orelhão, repeteco.
O neologismo é toda e qualquer palavra que não existia e passou a existir independente do tempo que ela irá durar. Além disso, ele também pode ser usado como método de aquisição de palavras que pertencem a outro idioma, como alguns termos da informática já mencionados no inicio. Pode ser considerado neologismo também palavras que passam a ter duplo sentido, como no caso da palavra burro, que ganhou o significado de pessoa não inteligente.
Outro lugar em que o neologismo está presente é na linguagem da internet, como: blz, xau, bjo, flw, etc. A escrito dos sons também é neologismo (Vrum!, miar, piar, chuá, puf, plac, etc).
Na Propaganda:
O mercado de comunicação está em constante