neolitico
O período neolítico caracteriza-se pelo aparecimento do sedentarismo, da agricultura, do pastoreio e de sociedades mais populosas. Teve inicio a cerca de 10 mil anos no crescente fértil (atual Iraque e antiga mesopotâmia) provavelmente aconteceu, de forma isolada também, na China e às margens do Nilo (embora seja controverso), mas certamente aconteceu de modo independente no “novo mundo” (América).
A tese mais aceita a respeito do surgimento da revolução neolítica, propõem que ela foi desencadeada pelo começo do holoceno (fim da glaciação de wurm) há 11,5 mil anos, o que proporcionou excedente populacional possibilitando assim o sedentarismo que facilitou o aparecimento e desenvolvimento da agricultura, consolidando o modo de vida sedentário.
O processo aconteceu lentamente, levando milhares de anos. Se tem muitos exemplos de tribos em diversos estados intermediários entre o sedentarismo e o nomadismo; o nomadismo sobreviveu em diversas tribos e culturas, e continua a existir até os dias atuais. A diferença fundamental é que até 10 mil anos atrás só existiam populações caçadoras-coletoras.
Para exemplificar, podemos analisar um possível processo que pode ter nos levado ao inicio da pecuária. Os caçadores provavelmente protegiam seus territórios de caça de rivais, e talvez protegessem o rebanho que seguiam. Uma melhora seria começar a pastorear esses rebanhos, posteriormente começar a alimenta-los e em fim prende-los. Em meio a todo esse processo o homem acabou por moldar a através de seleção artificial (no modelo proposto de inicio diferenciasse pouco da seleção natural) a estrutura corporal e comportamental dos rebanhos. Sem duvidas, foi um processo parecido que levou ao aparecimento de grãos mais nutritivos, que hoje e desde a revolução neolítica até hoje plantamos e usamos para em nossa alimentação (Exemplo: trigo, milho [na américa], cevada, centeio, aveia... )
O neolítico foi fundamental para um processo de especialização de