Neoliberalismo
O pensamento iluminista foi de grande influência, para a criação do liberalismo; que por sua vez esteve presente no campo econômico, político e social.
No campo econômico propunha a não intervenção do Estado. No político, condenava o absolutismo monárquico. No campo social, se opunha a noção de Estado Social.
O liberalismo ia contra o Estado de bem estar social (trata-se de uma organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social, e organizador da economia) pois como foi dito acima, pregava a não intervenção do Estado.
Tanto o liberalismo, quanto o iluminismo tiveram como prioridade o indivíduo visando assim uma forma de benefício aos mesmos, através das suas verdades.
O liberalismo veio á tona a partir da Inglaterra, e foi lá onde firmou seu perfil, ou seja, criou um modelo que posteriormente foi seguido por outros países.
A partir do século XX, o capitalismo e o liberalismo conviveram ainda mais. Também houve a ascensão do Estado do bem estar social ( que era uma das ideias que o liberalismo ia contra) que marcou o desenvolvimento capitalista. Neste momento surgiu o Neoliberalismo, que também criticava o Estado de bem estar social.
Em 1973, houve uma crise econômica que trouxe a tona a necessidade de mudanças fazendo assim com que houvesse a necessidade de mudanças, sendo assim foi dado mais espaço aos ideais neoliberalistas; que por sua vez pregava o rompimento com os sindicatos e a diminuição dos gastos sociais, pois a desigualdade entre os homens era vista com bons olhos pelo credo neoliberal.
Em 1980, o avanço do neoliberalismo esteve presente na crise do Socialismo Real, através de uma imposição do governo de que houvessem mudanças extremas, como por exemplo a redução dos impostos para beneficiar os mais ricos e corte de gastos sociais.
O receituário neoliberal que foi concretizado na Inglaterra, foi seguido por outros países da