NEOLIBERALISMO
MARIA PAULA PERNES SOUZA
NEOLIBERALISMO
SUMÁRIO
RESUMO.............................................................1
INTRODUÇÃO.....................................................2
NEOLIBERALISMO...............................................3
Características do Neoliberalismo ......................3.1
Críticas ao neoliberalismo...................................3.2
Principais teóricos do neoliberalismo..................3.3
Neoliberalismo no Brasil.....................................3.4
CONCLUSÃO........................................................4
Resumo
O neoliberalismo é uma filosofia política cujos defensores apoiar a liberalização econômica, livre comércio e os mercados aberto, privatização e desregulamentação, e diminuindo o tamanho do setor público e aumentar o papel do setor privado na moderna sociedade .
Introdução
O principal desafio que enfrentam as democracias contemporâneas refere-se à produção equilibrada dos seus mais importantes atributos: a estabilidade política e arepresentatividade. Para um melhor entendimento conceitual, convém analisar a democracia como idéia e, por outro lado, como sistema de governo. A democracia como forma de governo consiste na democracia políticae a democracia como idéia, pode ser caracterizada de forma genérica como um modo de vida - social ou moral.
Neoliberalismo
É um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
Características do Neoliberalismo (princípios básicos):
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca