Neoliberalismo
O neoliberalismo nasceu logo depois da II Guerra mundial , na Europa e na America do Norte onde imperava o capitalismo.Seu texto de origem e O caminho da Servidao, de Friedrich Hayek.
Quando em 1973, com a crise econômica da pós-guerra, o neoliberalismo ganhou força. O s neoliberais afirmavam que as crises eram conseqüências do poder dos sindicatos e da acumulação capitalista. Estes processos destruía os lucros das empresas e gerava aumento de inflação. A solução era romper o poder dos sindicatos e agir com o livre mercado. Estas ações representaria queda de juros e uma saudável desigualdade, pois os mercados é que iriam dinamizar as economias. Somente em 1979, com o governo Tacher é que se conseguiu por em prática o programa neoliberal.
-A elevação de taxas de juros;
-Baixa nos impostos;
-Não controle de fluxos financeiros;
-Criação e níveis de desemprego massivos;
-Privatização de estatais;
-Corte de gastos sociais;
-Abafamento de greves.
Nos EUA o neoliberalismo foi implantado em 1980. Como quase não existia um Estado de bem-estar, eles seguiram para uma competição militar com a antiga URSS. No campo político e econômico as medidas foram:
-Elevação de taxas de juros;
-Abafamento de greves.
Apesar de todas as novas condições institucionais – a taxa de acumulação, ou seja, da efetiva inversão em um parque de equipamentos produtivos, não apenas não cresceu durante os anos 80, como caiu em relação a seus níveis – já médios – dos anos 70. No conjunto dos países de capitalismo avançado, as cifras são de um incremento anual de 5,5% nos anos 60, de 3,6% nos anos 70, e nada mais do que 2,9% nos anos 80. Uma curva absolutamente descendente. Cabe perguntar por que a recuperação