Neoliberalismo e Universidade
CHAUÍ, Marilena. Neoliberalismo e Universidade. In: Oliveira, Francisco; Paoli, Maria Célia. Os sentidos da democracia. p.27-51. Conferência proferida na abertura do seminário: “A Construção Democrática em questão” no dia 22 de abril de 1997, no Anfiteatro de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP.
2. Dados do autor
Marilena de Souza Chauí nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Ela é filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí. Professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), é mestre, doutora e livre docente de Filosofia pela USP. Foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, durante a administração de Luiza Erundina e publicou livros paradidáticos de Filosofia voltados, sobretudo, para o público jovem ou não especializado. 3. Do que trata a Obra
Na Obra Marilena Chauí discorre, primeiramente, sobre o surgimento do Neoliberalismo, sua implantação em diversos países e as consequências desse plano principalmente na educação brasileira. Assim, ela mostra como a educação passou a ser tratada meramente como mais um serviço a ser prestado para a população e como isso influencia a vida da sociedade brasileira de forma negativa, uma vez que sendo a educação algo que transforma o mundo, se só uma parte das pessoas tiver acesso a ela – parte essa que normalmente é beneficiada com o sistema vigente -, esse sistema permanecerá ditando as regras, transformando-se num ciclo vicioso.
4. Transcrição da obra
“(...) a desvalorização do trabalho produtivo e privilegiando a mais abstrata e fetichizada das mercadorias,o dinheiro (...)”
“A ideologia pós-moderna corresponde a uma forma de vida determinada pela insegurança e violência institucionalizada pelo mercado. Essa forma de vida possui quatro traços