Banco de dados
2. É um sistema de software de propósito geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre vários usuários.
3. Definir as estruturas de armazenamento, definir os mecanismos para manipulação das informações, garantir a segurança das informações armazenadas contra eventuais problemas do sistema, impedir tentativas de acesso não autorizadas e evitar ocorrência de resultados anômalos.
4. É um sistema de manutenção de registros por computador, envolvendo quatro componentes principais: Dados, hardware, software e usuários.
5. Isolar os usuários dos detalhes mais internos do banco de dados, ou seja, criar abstrações dos dados e prover independência de dados às aplicações(estruturas físicas de armazenamento e á estratégia de acesso).
6. Inconsistência e redundância de dados, dificuldade de acesso aos dados, isolamento de dados e problemas de integridade.
7. Metadados podem ser basicamente definidos como "dados que descrevem os dados", ou seja, são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados.
8. Instâncias são informações contidas em um determinado BD, já esquemas são as informações que descrevem onde as informações estão gravadas no BD.
9. É a capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior.
10. É o conjunto de ferramentas conceituais usadas para a descrição de dados, relacionamentos entre dados, semântica de dados e regras de consistência. Existem 3 diferentes grupos: Modelos lógicos com base em objetivo, modelos lógicos com base em registros e modelos físicos.
11. DDL é um linguagem para definição de dados , define um conjunto de expressões usadas para especificar o esquema. DML,