Outros
O termo República é usado para definir o período que vai de 509 a.C., ocorre o fim do Reino de Roma, e vai até 27 a.C. período que inicia-se o Império Romano. O período república de Roma, é o momento de crescimento territorial, de mudanças políticas e sociais.
Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
1-REPÚBLICA DE ROMA
Na Roma Antiga, a República foi formada para acabar com o domínio dos etruscos, os últimos três reis de Roma foram etruscos.
A República fortaleceu o SENADO, pois a república centralizou o poder nas mãos dos senadores. Faziam parte do senado somente os patrícios, estes eram os únicos com direitos políticos.
Os plebeus, excluídos da vida política, formavam a maior parte dos trabalhadores e do exército romano. Exigiam maior participação política.
Divisão social romana
* Patrícios - nobres donos de terras; Eram os cidadãos romanos.
* Plebeus - camadas populares; Acredita-se que eram os antigos moradores da região.
2-EXPANSÃO TERRITORIAL
A expansão territorial de Roma começa a partir de 510 a.C., onde Roma dedica-se à conquista de toda a península Itálica . Em 264 a.C., o interesse pelo domínio da Sicília coloca Roma em conflito com Cartago, dando início às Guerras Púnicas (264 a.C.-201 a.C.), das quais sai vencedora. De 200 a.C. até o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, atravessa seis séculos de contínua expansão territorial. Os romanos conquistam a Macedônia e a Grécia, a Ásia Menor, o Egito, a Cirenaica (atual Líbia), a península Ibérica, a Gália (França), a Germânia (Alemanha), a Ilíria (Albânia), a Trácia, a Síria e a Palestina.
Estas numerosas conquistas afetam a estrutura e o modo de vida dos romanos. Roma vai deixado de ser agrária e se torna mercantil, urbana e luxuosa; trazendo consigo um poder do Exército e