Neoinstitucionalismo
2- Cite as criticas feitas pelos neoinstitucionalistas à concepção de Estado dos marxistas e dos pluralistas contrapondo-as a visão desse modelo de analise de politicas públicas.
A partir da leitura do referente texto, extrai-se que o neoinstitucionalismo apresenta-se como uma variável importante análise das Políticas Públicas, tendo como base o caráter empírico com que os agentes sociais, estes sendo indivíduos, grupos e Estado, se relacionam, refutando, assim, as teorias marxistas/neomarxistas e pluralistas.
O neoinstitucionalismo, herdou a corrente analítica dos institucionalistas da década de 80, qual seja: ênfase centrada no Estado. Assim, recoloca o Estado como foco analítico privilegiado.
Pautando-se no conceito de state- centered, o Estado passa a explicar a natureza das políticas governamentais. A ação estatal tem autonomia frente às pressões sociais. O Estado apresenta-se como um ator autônomo.
Para os neoinstitucionalistas o conjunto de instituições é o que importa. As características das instituições governamentais, dos sistemas partidários, das regras eleitorais e o legado deixado por politicas prévias afetam o grau de sucesso político. O conjunto de tudo isso pode ser intitulado de regras do jogo, pois determina o acesso dos atores, como por exemplo a capacidade de veto.
Um fator relevante inserido pelo neoinstitucionalismo é o papel das ideias (ideologia) na produção de políticas, que são influenciadas basicamente por três princípios: a ação estatal tem autonomia com relação às pressões sociais; o principal fator que afeta uma política é a política anterior. políticas adotadas anteriormente reestruturam o