neofobia
A anemia ferropriva atinge cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo e é causada pelo desequilíbrio na quantidade biodisponível de ferro e sua necessidade orgânica. No Brasil, a anemia ferropriva foi apontada como a segunda maior deficiência causadora de doença na infância (ALMEIDA et al., 2004; SPINELLI et al., 2005). A biodisponibilidade do ferro depende da composição e forma como os alimentos são consumidos e da combinação destes na dieta. O ferro heme presente na carne bovina, peixes, aves e vísceras apresenta alta biodisponibilidade, sendo absorvido pelo intestino em maior porcentagem (10 a 30%) do que o ferro não heme. O ferro não heme, tem biodisponibilidade variável, porém sempre baixa. A biodisponibilidade desse tipo de ferro pode ser potencializada pelo consumo simultâneo de carnes, vísceras, alimentos ricos em ácidos orgânicos como o ascórbico, a vitamina A e carotenos (SANTOS et al., 2004).
Uma alimentação saudável é entendida como direito humano e compreende um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos de acordo com as fases do curso da vida, tendo por característica três princípios: variedade de tipos de alimentos pertencentes a diversos grupos; moderação nas quantidades de alimentos ingeridas e equilíbrio na qualidade e na quantidade de alimentos, respeitando porções recomendadas para cada grupo (ANGELIS, R.C., 2003). A Pirâmide Alimentar é uma ferramenta de auxílio à Nutrição para que haja uma melhor orientação, adequação e escolha dos alimentos, promovendo saúde e hábitos alimentares sadios, tendo como base recomendações nutricionais e a composição dos alimentos (LANZILOTTI et al., 2005).
Muitas pessoas praticam escolhas erradas no momento de se alimentar, porque buscam somente a satisfação de prazer gustativo, olfativo e visual e não se preocupam com a oferta de energia e nutrientes para a execução de suas atividades diárias (CASTRO et. al., 2002).
Para a avaliação da inadequação do