Neoclassicismo no Brasil
- O T.C. pode ser subdividido em três tipos, dependendo das necessidades funcionais. São elas a Cartilagem Hialina, Cartilagem Fibrosa e Cartilagem Elástica, abaixo descrevo rapidamente cada uma.
Cartilagem Hialina É o mais abundante do corpo humano.
- Encontrada principalmente na parede das fossas nasais, traquéia, brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies de articulações com grande mobilidade.
- A fresco tem coloração branco-azulada e translúcida.
- É o primeiro esqueleto do embrião, o qual é posteriormente substituído por esqueleto ósseo.
- Nos ossos longos em crescimento, se encontram entre a diáfise e a epífise, formando o disco hipofisário. Este é o responsável pelo crescimento citado.
O Neoclassicismo ,foi um movimento surgido na Europa no século XVIII e em parte do século XIX. Ele defendia a ressurgimento da arte antiga, em especial a grego-romana, tida como modelo de equilíbrio, proporção e clareza. Os neoclassicistas defendiam a utilização das técnicas e o uso do projeto, o desenho da obra, como foco para o início de uma pintura ou arquitetura. Eles também defendiam o resgate da cultura heroica e dos estilos festivos das decorações presentes nos tempos da Roma e da Grécia.
Esculturas Neoclassicistas.
Na área das esculturas, o foco principal são grandes artistas de Roma, como Antônio Canova (1757 – 1822), autor de Teseu e o Minotauro e a sepultura do Papa Clemente XIV; Bertel Thorvaldsen (1770 – 1844), com esculturas feitas com ênfase no volume e ausência de movimento e luz; e John Flaxman (1755 – 1826) responsável pelas gravuras feitas para Ilíada e a Odisséia.
Pinturas Neoclassicistas.
A pintura do movimento Neoclassicista é focada na França, de onde vêm valores éticos e morais surgidos da Revolução Francesa e que são seguidos pelas neoclassicistas. Os modelos clássicos ganham o estudo da sociedade, de seus valores e costumes, de situações cotidianas, da simplicidade dos trajes e da decoração