Neoclassicismo no Brasil e a vinda da Missão Artística Francesa – Definição e Conceitos Gerais.
Definição Neoclassicismo
Trata-se de um movimento artístico internacional que surge na segunda metade do séc. XVIII e culmina no período Napoleónico, exercendo posteriormente uma influência decrescente, embora marcando, ao longo do séc. XIX, onde teve particular destaque na França.
A Revolução Francesa (1789) acabou com o domínio da aristocracia e estabeleceu um governo democrático. O neoclassicismo afetou toda a cultura do período, pretendendo reorganizar e purificar a semelhança da virtude e excelência que encontrava na antiguidade, uma sociedade considerada decadente e frívola, pois o novo governo queria que a França seguisse o modelo da Roma clássica. No neoclassicismo os aspectos intelectuais predominavam sobre os emocionais. As criações neoclássicas apresentam harmonia e beleza, baseando-se nos modelos clássicos do passado grego-romano, que trouxe a perfeição e a objetividade das linhas acadêmicas, mas limitou a imaginação do artista, que passou a seguir modelos pré-determinados de composição, representação e cromatismo.
O Neoclassicismo no Brasil e a vinda da Missão Artística Francesa
O neoclassicismo se desenvolveu no Brasil por influencia da corte Portuguesa, que fugia do conflito entre a França Napoleônica e a Inglaterra, e foi instalada no Rio de Janeiro no ano de 1808. Na época o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.
Residindo no Brasil, o Príncipe Dom João ordenou que fossem implantadas melhorias na cidade do Rio de Janeiro, para que pudessem acomodar milhares de fidalgos, e oficiais que vieram de Portugal. Ruas foram abertas, passeios públicos construídos e palacetes erguidos, tudo conforme orientação arquitetônica neoclássica.
O neoclassicismo teve grande influencia nos Estados Unidos. No Brasil, foi o motivo da implantação da Academia Imperial de Belas Artes, com a vinda da família real para o Brasil, que oficializou o