Nenhum
Grupo: G4 – Goiás dentro do sistema colonial
Professor Coordenador do Grupo: Elessandro
Disciplina: Física
Aluno (a): Jennifer Rodrigues Clemente – jennifer,clemente@hotmail.com – 3BM
GOIAS DENTRO DO SISTEMA COLONIAL
Texto Referencia: http://caximgoias.wordpress.com/cidade-de-goias/.
:
O sistema colonial fundava-se no que hoje se chama de “pacto colonial”.
Ao descobrir-se o ouro na Brasil, no final do século XVII, esse produto passou, imediatamente, a ocupar o primeiro lugar na estimação das autoridades e do povo, isso se devia, em grande parte, à mentalidade mercantilista, que durante algum tempo, identificou a riqueza com a posse dos metais preciosos (metalismo).
Os alimentos e todas outras coisas necessárias para a vida vinham das capitanias da costa. As minas eram, assim, uma espécie de colônia: um território dependente economicamente dos produtos e dos comerciantes da Bahia, do Rio e de São Paulo.
Por ordem real, todos os braços disponíveis deveriam ser empregados na extração do ouro, isso nos explica o pouco desenvolvimento da lavoura e da pecuária em Goiás, durante os cinquenta primeiros anos. Outro fator que desestimula a produção de produtos agrícolas eram os altos impostos cobrados na época.
Mineiros naquele tempo significava, não como hoje, aquele que trabalha na mina, mas o proprietário de lavras e escravos dedicados à lavoura, algo assim como o fazendeiro de hoje.
Ser mineiro, era a profissão mais honrosa, significava o mais alto status social. Todos queriam ser mineiros e ninguém queria ser chamado d roceiro, profissão desprezada. No contexto histórico, desde a descoberta das minas, Goiás pertencia à capitania de São Paulo. As insatisfações administrativas existiam, foram câmaras que se manifestaram em primeira linha contra os Capitães Generais, representantes diretos da metrópole. Também havia o descaso como os problemas goianos,