Estagio
O objetivo deste trabalho é discutir sobre as dificuldades encontradas nos espaços escolares ao tratarmos da Diversidade
A inclusão é um direito de todos; e, como profissionais da educação, é dever estar consciente das possibilidades desta inclusão nas salas de aula. O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença. Se a criança não passar por isso na infância, mais tarde terá muita dificuldade de vencer os preconceitos.
A inclusão possibilita aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não acontecer, essas pessoas serão sempre dependentes. Além disso, para nos professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação. Portanto, é muito importante que o profissional esteja preparado para receber estes alunos especiais e os ditos normais, e que obtenha conhecimento satisfatório proporcionando aulas qualificadas a essas pessoas, independente das diversidades encontradas.
O olhar do professor deve estar focado em trabalhar com as diferenças, de modo a conhecê-las e valorizá-las; Dar a oportunidade para que esses alunos possam falar e ser ouvidos, estabelecer diálogos que permita reflexão e menos exclusão. O professor deve estimular o aluno a buscar novos desafios, e o aluno deve encontrar no professor, incentivo e estímulo para a realização do que lhe foi proposto.
2 DESENVOLVIMENTO
As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra à história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com