Nenhum
FATO SOCIAL PATOLÓGICO: que impõe risco à integração social. Ex.: o crime é patológico quando põe em risco a integridade da sociedade.
ANOMIA: inicia-se com o conflito CAPITAL X TRABALHO, mas a crise se deve ao descompasso entre o avanço material e as normas moral e jurídica.
Quanto mais solidariedade, menos suicídios. Estuda e classifica os suicídios:
- Egoísta: por isolamento que causa solidão, angústia e ansiedade – falta de integração;
- Altruísta: excesso de integração. Ex.: homens bombas;
- Anômico: falta de limites e regras.
Max Weber
(1) Preocupa-se em estabelecer OBJETO (Fato Social) e MÉTODO (Positivismo, persegue neutralidade e objetividade) para a Sociologia; (2) busca estabelecer normas que justifiquem a manutenção da sociedade capitalista (A divisão do trabalho social).
FATO SOCIAL: maneiras coletivas de pensar, sentir e agir exteriores ao indivíduo e dotadas de coerção. Todo FATOS SOCIAL é: genérico (em toda sociedade), exterior (fora do indivíduo) e coercitivo (conforma os indivíduos). Ex.: a moda.
Consciência Coletiva (é a personalidade) ≠ Consciência Individual (não é a soma das consciências coletivas, é a moral – psíquico social; representações sociais).
A DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL: busca compreender as repercussões da divisão do trabalho (especialização de funções entre os indivíduos) e o aumento do individualismo na integração social.
“Não há sociedade sem solidariedade (integração, união)”
Solidariedade Mecânica (Sociedades Pré-Capitalistas): tradicional; pouca divisão do trabalho; pouca especialização; união por crenças, valores e sentimentos; consciência coletiva forte; direito repressivo (penal).
Solidariedade Orgânica (Sociedades Capitalistas): moderna; especialização de funções e bastante divisão do trabalho; união por interdependência de funções; consciência coletiva fraca; direito restitutivo.
Visão otimista do