Nenhum
metamorfoses da questao social profª:elizethi juiz de fora
2012
conforme o autor,qual era a representaçao de vagabundo construida pelo discurso do poder.ainda,conforme o autor,qual era a realidade sociologica que esta representaçao esconde?
o autor,preocupado em compreender o contexto atual da europa na qual ele vê uma grande massa empobrecida.denominada de vagabundos .para tanto,é preciso voltar na história e buscar atraves de documentos da época explicaçoes para a gênese dessa massa de pobres e miseráveis espalhados pelo continente europeu.
conforme as pontuaçoes feitas pelo AUTOR, o processo de construçao das diversas representaçoes de VAGABUNDOS. vinha do discurso das classes dominantes que atribuiam ao sujeito a culpa por não encontrar posto de trabalho na esfera PRODUTIVA, sem considerar que o fenomeno da vagabundagem esta diretamente ligado a separaçao do produtor de seus meios de PRODUÇAO. até o seculo xvI o termo vagabundo estava relacionado a ideia de individuos ‘’mal –afamados’’:coxmands(mendigos sem motivo)velhaços ociosos ,imprestáveis e cada vez mais as representaçoes indicavam o valor que eles tinham para o a sociedade que os rotulavam como ‘’inúteis para o mundo’’ e ‘’escória do povo’’
o autor expoe dois críterios usados par construir a categoria : a ausencia de empregos e fato de ser ‘’sem fé nem lei’’,ou seja, o vagabundo é aquele que não tem correspondência nem visibilidade para a sociedade:.
contrariando o discurso do poder , o autor resalta que esses conceitos pejorativos dos detentores do poder não são fiéis a gênese do processo de formaçao de massas de vagabundos,pois esses se encontram pobres e miseraveis devido ao historico de expropriaçao dos seus meios de sobreviver em que perderam tudo o que possuiam e nunca mais conseguiram se reerguer na sociedade ou encontar uma funçao a não ser de vender sua força de