Agricultura brasileira
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 3 ANÁLISE HISTÓRICA
1. A AGRICULTURA SOB O FEUDALISMO 4
2. A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO 6
3. A AGRICULTURA SOB O CAPITALISMO MONOPOLISTA 7 CONCEITUAÇÃO
4. A REFORMA AGRÁRIA 9 1. REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL 9 2. LIGAS CAMPONESAS 9 3. REFORMA AGRÁRIA E A DITADURA MILITAR 10
BRASIL E AS PRINCIPAIS FONTES DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
5. PRINCIPAIS PRODUTOS BRASILEIROS 11
6. QUADRO GERAL DA AGRICULTURA NO PAÍS 12 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
APRESENTAÇÃO
O estudo da agricultura sob o modo capitalista de produção tem-se caracterizado pelo debate político entre as muitas correntes de pensamento que dedicam atenção especial ao campo. Todos procuram de uma forma ou de outra, entender o processo de desenvolvimento do modo capitalista de produção em sua etapa monopolista. Essa etapa, por sua vez, apresenta traços típicos como a presença de grandes complexos industriais a integrar a produção agropecuária. Esse processo contínuo de industrialização do campo traz na sua esteira transformações nas relações de produção na agricultura, e, consequentemente, redefine toda a estrutura socioeconômica e política no campo.
Outra característica das relações de produção no campo sob o modo capitalista de produção decorre do fato de que a força de trabalho familiar tem um papel muito significativo e vem aumentando numericamente de modo expressivo.
Baseado nessas assertivas, irei discutir ao decorrer deste trabalho, sobre a produção agrícola no Brasil, seja ela de forma ampla, baseado na produção e manutenção no modo capitalista, como também na produção familiar.
1. ANÁLISE HISTÓRICA - A AGRICULTURA SOB O FEUDALISMO
Historicamente, cabe esclarecer que a produção feudal, que antecedeu a produção capitalista, dominou quase todo o território europeu. Esta mesma Europa foi também, posteriormente, locus do nascimento do capitalismo. A