nenhum
2º A produção das lajes alveolares é dividida em seis etapas, a saber: preparação da pista de protensão; estiramento da armadura; posicionamento das formas dos alvéolos; concretagem; cura a vapor e desprotensão.
3º primeira etapa de produção consiste na limpeza da pista de protensão. Nesta etapa são eliminados os excessos de material da etapa de protensão anterior, bem como é aplicado desmoldante. Este processo tem duração aproximada de 1h30min, sendo regularmente realizado no período da manhã entre 8h00min e 9h30min.
4º Segundo passo, após a limpeza da pista de protensão, as cordoalhas são posicionadas sobre a pista, para assim serem ancorados em uma das extremidades. A Figura 10 ilustra a fixação das cordoalhas mediante a utilização de cunhas.
As cordoalhas devem ser posicionadas na outra extremidade da pista para realizar o estiramento das mesmas. Estas são alongadas por macaco de protensão de monocordoalha até alcançar a força de tração desejada em projeto.
5º No terceiro passo, o limitador de comprimento metálico (perfil limitador), chamado de pente, que é utilizado para limitar o comprimento da peça, posicionar as cordoalhas na pista e guiar os tubos metálicos alveolares. Cada peça é separada individualmente pelo perfil limitador e o mesmo não tem seu interior concretado, pois no interior do limitador é que ocorrerá a separação das lajes.
Nessa etapa é feito o espalhamento do concreto utilizando enxadas, o adensamento com vibradores e o acabamento superficial das peças.
6º O quarto passo é a concretagem, após o preparo do concreto e retirado as amostras (corpos de prova), o concreto é lançado geralmente por meio de caçambas, que