nENHUM
Plano de Marketing da Vitoria’s Pousada
1.INTRODUÇÃO
A Ilha de São Luis composta por 4 (quatro) municípios: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, possui um grande potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas, a ser justificado pela gastronomia que conta com variados pratos típicos, festas tradicionais, e como fatores principais, as praias e o centro histórico, composto por casarões, sobrados, solares coloniais, além de uma enorme variedade de artigos artesanais, manifestações artísticas e culturais.
Diante do potencial turístico da Ilha de São Luis, a cidade de Raposa torna-se atrativo para quem busca o ecoturismo, turismo de sol e mar e turismo de negócio, baseado no artesanato de rendas e venda de produtos marítimos. A cidade vive principalmente da pesca, sendo considerada a maior colônia de pescadores do Maranhão, e do artesanato dos moradores, confeccionados em renda de bilros. Apresenta ainda um conjunto urbanístico de casas de madeiras, tipo palafitas, que apesar da simplicidade da construção, ganha valor patrimonial e cultural, porque está associado a um tempo passado e a atrações naturais, que oportunizam o ecoturismo, turismo de sol e mar e turismo de negócio, baseado no artesanato de rendas e venda de produtos marítimos.
Dessa forma cria-se a necessidade de um serviço de meios de hospedagens. Para aproveitar esse potencial de forma eficaz torna-se indispensável à elaboração do Plano de Marketing, pois o mesmo possui a finalidade de maximizar as vendas. Para isso utiliza-se de preencher as necessidades do consumidor de forma a fixar uma imagem ótima da organização. Para entender este significado do marketing P.DRUCKER (1973, p. 64) diz que “Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o