Oligopsônio
• Tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas, de grande porte, são compradoras de determinados produtos, geralmente matéria prima ou produtos primários.
• Representado pelas indústrias alimentícias e seus fornecedores. Exemplo: em cada cidade existe dois ou três que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais.
• Cuidado: A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças.
Em economia, oligopsônio é uma forma de mercados com poucos compradores, chamados oligopsonistas, e inúmeros vendedores. O oligopsônio será observado sempre que uma pequena parte do número de compradores (não importando o tamanho do grupo) é responsável por uma parcela bastante significativa nas compras ocorridas no mercado.
Os oligopsonistas têm poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo. Situação de um mercado em que a concorrência é imperfeita do lado da demanda, devido à presença de um número muito limitado de compradores,
O oligopsônio pode ser formado por um pequeno grupo de compradores que possuem condição de negociar em condições privilegiadas, estabelecendo o preço a ser praticado por seus fornecedores.
Esse tipo de estrutura de mercado é caracterizado pela existência de poucos compradores, de modo que as ações de um ou mais podem ter um efeito significativo sobre o preço de mercado de outros compradores. É, portanto, um mercado com poucos participantes (em número), mas grandes em tamnaho, fazendo com que haja um forte interdependência entre as firmas. É comum encontrar essa forma de oligpsônio entre indústrias alimentícias e seus fornecedores, como por exemplo, fabricantes de massa de tomates