Oligopsonio
DEFINIÇÃO: Em economia, oligopsônio ou oligopsónio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
ENTENDENDO O OLIGOPSÔNIO: Oligopsônio na realidade não passa de um oligopólio de compras, a situação na qual poucos compradores se defrontam em vendedores atomizados, ainda o lucro dos oligopsonistas provém do controle da procura e não da oferta, e toda a sua estratégia terá por objetivo pagar um preço menor daquele que se estabeleceria em regime de concorrência pura ou quase pura. Sebastião Calixto Filho argumenta que uma estrutura oligopsonista implica um alto risco, pois aumenta em muito a probabilidade de comportamento paralelo por parte dos oligopsonistas no mercado de vendedor de seu produto final.
CONCORRÊNCIA IMPERFEITA: A concorrência imperfeita verifica-se num setor de atividade sempre que existam vendedores individuais que detêm algum controle sobre o preço de mercado. O grau de influência sobre o preço depende de setor para setor, estando relacionado com a elasticidade da curva da procura.
CARACTERÍSTICAS: Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo. Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido à restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita.
VANTAGENS: 1- Gastos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento); 2- Economias de escala; 3- Coordenação da cadeia de suprimentos. DESVANTAGENS: 1- Distribuição desigual das margens; 2- Potencial para ineficiência –