Nenhum
Texto de avaliação e análise do filme “DUELO DE TITANS” em paralelo com o assunto MOTIVAÇÃO.
A palavra “motivação” vem do latim da palavra “MOVERE” que significa deslocar, fazer, mudar de lugar. E obviamente que pra muitas pessoas essa condição de fazer, mudar e deslocar é muito complexa.
Essa condição é bem simbolizada no filme “DUELO DE TITANS” onde os personagens da história são confrontados a ter que passarem por esta situação, e de forma muito sucinta faremos um resumo do filme com as condições abordadas.
Faremos primeiramente um destaque das situações de mudança abordadas em algumas passagens do filme com o tema proposto.
O filme começa com um confronto de diferença racial entre um técnico branco e de carreira inrrefutável, que tem de ceder sua condição de técnico principal a um técnico negro e jovem, porém que tem uma forma de conduzir seus comandados de forma rígida e enérgica. Condição diferente de comando do técnico branco e mais experiente.
A condição racial entre os jogadores é outra situação muito abordada, pois o time é de uma cidade extremamente dividida entre brancos e negros e até então não havia nenhuma referencia de união entre estas duas raças. Situação que serve de moldura para o desenrolar de uma história de união entre os diferentes.
As principais situações do filme que exemplificam bem motivação eu enumero em três situações. Para que não fique muito cansativo, pois o filme é recheado de exemplos.
1 – Na passagem do filme onde o treinador (negro) tira do time o jogador responsável por correr, devido ele não está tendo êxito na função. O treinador branco (mais experiente) conseguiu ver naquele jogador, qualidades para colocá-lo em outra posição na defesa. Nessa ocasião o treinador (branco) motivou aquele atleta a desenvolver outras habilidades.
2 – O filme também coloca na cena em