Nemhum
Definição
Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.
Procedimentos
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem).
Importância: Sem o saneamento basico o risco de doenças aumenta além do impacto que causa na natureza. Importância do saneamento básico é Indispensável para a manutenção da saúde humana.
A implantação dos sistemas públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e destino adequado do lixo traz uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida de uma população. Como exemplo podemos citar:
Controle e prevenção de doenças;
Promoção de hábitos higiênicos;
Desenvolvimento de esportes;
Melhoria da limpeza pública;
Manutenção de praças e jardins;
Combate a incêndios;
Combate aos vetores.
Saneamento básico e saúde pública
Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
URBANIZAÇÃO E O SANEAMENTO BASICO:
O acelerado crescimento demográfico e expansão urbana das cidades brasileiras deixaram lacunas no seu processo de urbanização. Serviços básicos foram negligenciados por gestores públicos a exemplo dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.
Sendo este último um dos serviços urbanos mais deficientes do país. A importância do saneamento básico fica evidente quando correlacionada com a saúde pública e o espaço habitado. A relação é expressa pelo número de ocorrências de doenças infecto-parasitárias relacionadas ao