Por que os empreiteiros quebram?
5. Anexos............................................................................................9
1. Introdução
A partir dos anos 90 quando o crescimento acelerado no setor da construção civil começou, houve um grande número de trabalhadores sem qualquer tipo de formação que se aventuraram a abrir pequenas e médias empresas empreiteiras, que prestam todo o tipo de serviço principalmente às grandes construtoras.
E a maioria dessas empresas acabou quebrando em menos de cinco anos de vida, sendo difícil entender quais eram os problemas que ocasionavam a falência, às vezes, o próprio dono da empresa acabava não entendendo o que aconteceu para chegar nessa situação.
Em julho de 2012, a revista Construção Mercado (nº 138) fez uma reportagem especial falando somente sobre a causa dos empreiteiros quebrarem, trazendo histórias famosas de problemas entre empreiteiros e construtorasque chegaram à justiça, como o caso da empreiteira Diniz e a Porte Construtora em São Paulo-SP e o caso da construtora Hestia em Itajaí-SC. Esses casos demonstram alguns dos principais problemas que causam a falência das pequenas e médias empreiteiras, que basicamente por uma falta de organização, gestão e entendimento do contrato se prejudicam.
Este trabalho tem como objetivo explicar as maiores dificuldades que levam os empreiteiros a quebrarem com tão pouco tempo de empresa, analisando e comentando a reportagem da revista Construção Mercado.
2. Porque os empreiteiros quebram?
É até de se espantar que, mesmo com o gigantesco crescimento na área e com tantas empresas e profissionais aproveitando a oportunidade para arranjarem empregos e melhorarem suas empresas, as empreiteiras quebram tão rapidamente.
De acordo com dados de sindicatos ligados a construção civil, as