Negócio Social
Na definição de Yunus, um negócio social é uma empresa sem perdas nem dividendos, projetada para atingir um objetivo social dentro do mercado altamente regulado de hoje. É diferente de uma organização sem fins lucrativos porque o negócio deve buscar gerar um lucro modesto, mas este será usado para expandir o alcance da empresa, melhorar o produto ou serviço ou de outras maneiras que subsidiem a missão social.
Na verdade, uma definição mais ampla de negócio social é possível, incluindo qualquer negócio que possui um objetivo social e não financeiro.
O Professor Muhammad Yunus, um conhecido defensor do modelo de negócio social, argumenta que o capitalismo é definido de forma muito limitada. O conceito do indivíduo como focado apenas em maximizar lucros ignora outros aspectos da vida. As falhas desses sistema em atingir necessidades vitais, que são comumente referidas como falhas de mercado, são na verdade falhas conceituais, i.e. falhas em capturar a essência de um ser humano na teoria econômica ao limitar a humanidade ao homo economicus.
Yunus postula um novo mundo de negócios, em que a empreendimentos baseados na maximização de lucros e baseados na maximização de benefício social coexistem. Em adição a isto, um negócio social operaria de forma similar a um negócio maximizador de lucro ao também crescer financeiramente e ganhar lucros. A única diferença é que os stakeholders e