Negócios Sociais
Negócios Sociais em Grandes Empresas
Instituto Natura: a empresa como meio para um fim social
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, um novo modelo de empresa vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, que utilizam da sua criatividade para gerar renda de maneira sustentável e inclusiva. Tratam-se dos negócios sociais, que na sua própria definição, constituem iniciativas economicamente rentáveis que proporcionam soluções para os problemas sociais das comunidades utilizando mecanismos de mercado. O seu principal objetivo é como transformar problemas sociais em oportunidades de negócios que promovam o desenvolvimento humano.
Dentre as suas principais características, cabe destacar o estímulo ao mercado local, capacitação e formação de mão de obra nas comunidades em que atuam, além da revitalização e recuperação de áreas degradadas. Nesse sentido, os negócios sociais estimulam o desenvolvimento local, ampliando os horizontes daqueles grupos que durante muito tempo permaneceram excluídos ou mesmo marginalizados socialmente.
Atualmente, a Natura é umas das empresas mais atuantes nessa área. Nesse trabalho serão estudados alguns dos projetos realizados pela empresa, a fim de descobrir como isso afeta a sociedade, do ponto de vista econômico e social, e quais são os retornos obtidos pela própria empresa a partir desses projetos.
2. CONTEXTO
A pesquisa se desenvolverá em Negócios Sociais realizados pela Natura no Brasil, através do Instituto Natura, que é uma organização sem fins lucrativos, com gestão autônoma, a qual faz parte de uma rede formada pelo governo, secretarias municipais e estaduais de Educação, entidades nacionais, outros institutos e fundações ligados à educação. O Instituto apoia 19 projetos e os escolhidos para estudo foram três: KHAN CONVIVA EDUCAÇÃO e o PROJETO CHAPADA.
3. JUSTIFICATIVA
Este tema será abordado tendo em vista que as empresas