Negros
Antes os negros moravam em cortiços, casas super pequenas, dividindo quartinhos, mais isso tinha um porque, era a descriminação, era difícil pra eles arrumar um trabalho decente que desse pra se sustenta. E demoro muito para perceberem que o negro, é uma pessoal normal como qualquer outro branco, em 1980 que foi decido que o negro também poderia participar da mídia.
Uma das primeiras telenovelas a ter muitos negros em seu elenco foi “A Gata”, em 1964. Mais o publico não gosto muito da trama, porque havia muitos negros, escravos, então a autora da telenovela, para não perde a audiência, fez uma epidemia na senzala, com isso morreu mais da metade dos negros.
Em 2000, houve um projeto (lei) que o senador Paulo Paim, dizia que as emissoras tinham que ter pelo menos 25% de negros em suas telenovelas. Os autores, diretor, tinham como compromisso de mostrar através da telenovela brasileira a verdadeira face do Brasil e dos brasileiros.
Mas a pior armadilha para os atores negros tem sido a manifesta opção por profissionais brancos para representar a beleza ou, até mesmo, o brasileiro comum. O negro sofre uma grande inferioridade na sociedade brasileira. Só que ele deveria ser visto como um dos nossos maiores patrimônios culturais.
“A Rede Globo é a emissora brasileira que concentra o maior número de repórteres negros”