negro
Querido amigo Teófilo,
Diversas histórias de Cristo já foram escritas, usando como fonte de informação as narrações existentes entre nós, feitas pelos primeiros discípulos e outras testemunhas oculares.
Contudo, pareceu-me que seria bom conferir todas essas narrações, e depois de uma investigação completa mandar-lhe este resumo, para que tenha plena certeza de todas as verdades que foram ensinadas.
Vou começar com um sacerdote judaico, Zacarias, que viveu quando Herodes era o rei da Judéia. Zacarias pertencia à turma de Abias no serviço do templo. (Sua esposa era da família de Arão e se chamava Isabel.) Zacarias e Isabel era gente piedosa e observavam todas as leis de Deus, tanto no espírito como na letra. Porém não tinham filhos, porque Isabel não podia ter; e ambos já eram bem velhos. Um dia, quando Zacarias estava no templo - porque naquela semana sua turma estava de serviço - caiu-lhe por sorteio a honra de entrar no santuário interno e queimar o incenso diante do Senhor. Enquanto isso, uma grande multidão estava do lado de fora no pátio do templo, orando, enquanto o incenso estava sendo queimado.
Zacarias estava no santuário quando de repente apareceu um anjo, de pé à direita do altar do incenso! Zacarias ficou espantado e cheio de medo. Mas o anjo lhe disse:
ANJO- " Não tenha medo Zacarias! Porque eu vim para dizer que Deus ouviu sua oração, e sua esposa Isabel vai dar a luz um filho seu! Você vai dar a ele o nome de João. Haverá grande contentamento pelo nascimento dele, e muitos se alegrarão com você. Pois ele será um dos grandes homens do Senhor. Ele não deverá tocar nunca em vinho ou bebida forte - será cheio do Espírito Santo, antes mesmo do seu nascimento! E convencerá muitos judeus a voltarem para o Senhor Deus. Será um homem de espírito e poder, tal como Elias, o profeta do passado; e virá antes do Messias , preparando o povo para sua chegada. Ele ensinará o povo a amar ao Senhor como seus