NEGRO NO BRASIL
ENTREVISTADO
José Vicente - reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
LUIZ - 3325-1000
FRANCISCA - 9.9955-8788
PAUTA:
THALITA DIAS
3396-4952
PROPOSTA:
NO DIA 13 DE MAIO COMEMORA-SE O DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL QUE OCORREU EM 1888. 127 ANOS DEPOIS AS DIFERENÇAS ENTRE NEGROS E BRANCOS NO PAÍS AINDA É GRITANTE. ELES RECEBEM MENOS, TEM MAIOR CHANCES DE SOFRER VIOLÊNCIA, POUCO ACESSO A EDUCAÇÃO, APESAR DE SER MAIORIA NO PAÍS.
VAMOS ENTREVISTAR O REITOR, PROFESSOR DOUTOR DA FACULDADE ZUMBIE DOS PALMARES, JOSÉ VICENTE, SOBRE OS PROBLEMAS AINDA EXISTENTES E AVANÇOS QUE OS NEGROS ALCANÇARAM AO LONGO DESSES 127 ANOS DE ABOLIÇÃO.
SOBRE O ENTREVISTADO:
PROFESSOR DOUTOR JOSÉ VICENTE
REITOR DA FACULDADE ZUMBIE DOS PALMARES
ADVOGADO, MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO, DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA.
CARGOS EXERCIDOS: FUNDADOR E PRESIDENTE DO INSTITUTO AFROBRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR, FUNDADOR PRESIDENTE DA AFROBRAS - SOCIEDADE AFROBRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO CULTURAL, MEMBRO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - CDES; MEMBRO DO CONSELHO DA CIDADE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, MEMBRO DO CONSELHO DE AUTO-REGULAÇÃO BANCÁRIA - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS -FEBRABAN, MEMBRO DO CONSELHO SUPERIOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - FIESP, MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE, MEMBRO TITULAR DO MOVIMENTO NOSSA SÃO PAULO, CONSELHEIRO DIRETOR DA FUNDAÇÃO CARE/SP, MEMBRO TITULAR DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO, MEMBRO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE E MEMBRO DO CONSELHO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.
DADOS SOBRE A SITUAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL:
* PESSOAS DE COR PRETA OU PARDA GANHARAM, EM MÉDIA, POUCO MAIS DA METADE (57,4%) DO RENDIMENTO RECEBIDO PELOS TRABALHADORES DE COR BRANCA NO ANO PASSADO - IBGE 2013
*MULHERES NEGRAS SÃO MAIS