Negocião
A negociação baseia-se no uso da informação e do poder, com a finalidade de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão ou diversidade. Sendo esta um o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, ou seja, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições. Mas é possivel defende que cada agente envolvido em uma negociação tem uma visão particular das situações com base no seu ponto de vista e muitas vezes de sua conveniência, que até mesmo se altera em situações diversas ao longo do tempo. Independente do conflito em qualquer situação haverá três variáveis básicas influenciando esse processo: tempo, informação e poder.
Negociar não deixar de ser uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de analise, compreensão de relações ás vezes muito complexas. Tal arte é um fato diário e inevitável em todas fases da vida do ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Este processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, são conflitos, divergências muitas vezes interiores ou extenos que se tranformam em antagonismos de interesses, idéias e posições.
Através do acesso a conceitos e técnicas, pode-se aprender e desenvolver a arte de negociação. Esta é uma troca de valores. Estamos sempre aprimorando as nossas qualidades para nos tornamos bons negociadores.
Deve-se salientar que a negociação bem feita gera o sentimento de sucesso e este proporciona um crescimento como seres humanos realizados. Este processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra e venda, aumento de salário, etc.
ETAPA2 – PASSO2