Negocios
CAMPO GRANDE / MS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .
2. Cenário econômico no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul
3. . Análise econômica do estado de Mato Grosso do Sul
4 Campo Grande
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
1. INTRODUÇÃO
Segundo dados da ANABEL (Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza), o número de salões de beleza passou de 309 mil em 2005 para 550 mil em 2010 um crescimento de 78% nestes cinco anos. Hoje o mercado de beleza no Brasil é o terceiro do mundo, só perdendo para os Estados Unidos e o Japão.
Estudo recente da FECOMÉRCIO São Paulo, com dados extraídos do IBGE, apontou que o gasto mensal das famílias com serviços de cabeleireiro ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão, um crescimento de 44% em seis anos. O consumo com a beleza está à frente de outras despesas consideradas essenciais.
Desde que o Programa Empreendedor Individual começou a funcionar em Mato Grosso do Sul, há dois anos e meio, 2.879 cabeleireiros se formalizaram como empreendedores, o volume representa 8,1% das formalizações gerais. Já manicures, pedicures, esteticistas, maquiadores e depiladores foram 894 formalizações, 2,51% do total.
O número de formalizações contabilizadas pelo SEBRAE em Mato Grosso do Sul, vem de encontro às pesquisas nacionais que revelam que os números de empreendedores individuais formalizados no país já somam 1,5 milhão. Desse total, os cabeleireiros ocupam o 2º lugar na lista das principais ocupações, com 7,6% do total de registros - percentual inferior apenas ao de empreendedores ligados ao comércio de vestuário e acessórios (10,5%).
O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma análise econômica de um centro de estética no município de Campo Grande/MS.
2. Cenário econômico no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul
Sabemos que o Brasil tem crescido nos últimos anos, talvez não nos números que