negocios empresariais
TÓPICOS ESPECIAIS DE NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
FOCO: Adaptabilidade às condições mutantes de trabalho na organização.
Entender os desafios dos empreendimentos modernos. Apontar as tendências emergentes, os novos avanços e seus impactos sobre os profissionais.
Soares (2005) inicia um artigo com a seguinte pergunta:
“- O que você vai ser quando crescer?”
Frente à intensidade das mudanças que ocorrem e que devem ser cada vez mais intensificadas, a pergunta faz sentido: sua carreira está em extinção?
Conforme Soares,
“Segundo projeções da Universidade de
São Paulo (USP), 70% das profissões que dominarão o mercado em 2010 não existiam na virada do século”.
“Atualmente já são mais de 350 cursos registrados no MEC. De comércio exterior a quiroprática, de enologia à citologia”. “A partir de 2020, as profissões terão uma vida útil média de doze a quatorze anos”. “75% do PIB mundial de 2020 será formado por produtos que ainda não foram inventados”. “Em 2020, o conhecimento estará duplicando a cada 83 dias. Atualmente duplica a cada quatro anos.”
Uma importante contribuição para essa reflexão foi dada pela revista Aprender, com um estudo realizado em 2002
sobre as tendências do mercado de trabalho e das profissões.
Para tanto, foram pesquisadas mais de cem fontes de informação e selecionadas as principais tendências mundiais sobre o tema. A seguir, relataremos os principais achados do estudo.
Não há consenso dos especialistas quanto ao futuro das profissões e do mercado de trabalho.
Se de um lado, os “profetas do apocalipse” desenham um futuro sombrio, com metade da população humana desempregada ou subempregada, vivendo em crises sociais constantes, de outro lado, os crédulos apostam em um futuro radiante, com oportunidades crescentes e na ociosidade sendo valorizada cada vez mais.
Entre os dois, um grupo de especialistas mais cautelosos têm apenas uma certeza: empregos e profissões
mudarão