Negociação salarial
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Todo empegado tem o direito de achar que merece ter um aumento, talvez realmente mereça, mas antes de ir falar com o patrão, é necessário avaliar quais são as chances de sair da negociação com a resposta positiva.
Pesquise como você é visto no trabalho, veja se a empresa vive um bom momento financeiro, toda empresa valoriza quem traz bons resultados de maneira contínua, verifique também qual é a faixa salarial do cargo em questão, você deve reunir bons argumentos para mostrar o quanto é importante na organização. Pesquisa e mais pesquisa isso só vai fazer a diferença. Seus argumentos devem mostrar ao chefe que trará resultados à empresa e à equipe. Pedir um aumento simplesmente por achar que merece não é suficiente, por isso reúna dados, fatos, relatórios, qualificação e tudo o que possa mostrar sua argumentação menos subjetiva, falar do seu desempenho é fundamental. Tomar cuidado apenas como usar esse argumento, o chefe pode entender que atingir a meta é mais que sua obrigação.
”Esse é um momento difícil para todos os profissionais, até mesmo do alto escalão, mas o segredo é reunir argumentos e estruturar as ideias”, diz José Roberto Ribeiro do Valle.
Primeiro passo é agendar um horário, ele estará mais disponível para escutá-lo. Se não houver muita intimidade entre vocês, no início do encontro é normal que ocorra certo clima de tensão. Está é a hora de você usar sua avaliação sobre seu interlocutor e definir se é melhor entrar direto no assunto ou se vale a pena uma conversa para quebrar o gelo. Seu discurso tem que ter começo, meio e fim, para que você mantenha uma linha de raciocínio e consiga se expressar.
Após toda essa preparação e consistente argumentação, não é a garantido que você receberá o aumento. Uma série de variáveis envolvidas na decisão, uma delas é que o chefe vai precisar saber si você está preparado para assumir mais responsabilidades e a empresa precisa aprovar essa