Negociação salarial
Negociação é o interesse de duas partes com interesses diferentes, que debatem e propões soluções para agradar os lados envolvidos, é usada no dia a dia do ser humano tanto na vida pessoal quanto na profissional. É um processo de comunicação que pretende chegar a um acordo sobre ideias e necessidades diferentes.
Conceituar como um processo que pretende chegar a um acordo entre duas partes pode ser considerado a forma ideal de começar a entendê-la, pois a negociação tem mais de um objetivo mas visa chegar a um consenso entre as partes envolvidas.
As habilidades do negociador são postas em prática no processo sendo a mais conhecida a comunicação e a postural na qual ele irá apresentar o que pretende. Assim como as variáveis básicas, denominadas como tempo, informação e poder. * Tempo: deve ser utilizado a favor do negociador, sendo controlado da melhor forma, além de ser paciente pois os melhores acordos podem surgir nos últimos instantes. * Informação: é essencial para desenvolver o debate durante a negociação, pois promove o planejamento e afeta a avaliação da realidade. A informação é a fonte de poder mais obvia e importante em uma negociação * Poder: saber usar a informação e o tempo a seu favor, além de ter a capacidade de fazer as coisas acontecerem.
Outra variável que pode ser encaixada é a comunicação, sem ela a dificuldade de conseguir utilizar as demais aumenta.
Sendo assim, a busca pelo desenvolvimento de suas habilidades deve ser constante, agrando conhecimento tanto para o próprio negociador quanto para a empresa do qual ele faz parte, levando a conquistas de bons acordos de forma clara e limpa.
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Enilda de F. Amaral. A arte de negociar. Disponivel em: <http://www.conectandopessoas.com.br/artigos/134-a-arte-de-negociar>
Afinal, o que é mesmo negociação?. Disponível em: <