Negociação - básico
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
1º SEMESTRE
ATPS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ETAPA 1
SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
1º SEMESTRE
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas da Matéria de Técnicas de Negociação apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, como exigência de Técnicas de Logística.
Orientador: Professor Cesar Augusto Campos Claro.
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. AULA TEMA 5
3. CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
A negociação é um processo que envolve arte e ciência. Ao mesmo tempo é preciso ser criativo e oportunista. E quase todo mundo pode melhorar substancialmente seu talento para negociar, basta estudar e praticar.
Para que exista a negociação é preciso que haja dois lados ou mais, onde existam troca de idéias e opiniões, para que surjam os desafios que são a base de um possível acordo. É também necessário um conjunto de ações - planos, reuniões, permutas, compensações, partilha e outras.
Na negociação os interlocutores procuram extrair vantagens unilaterais onde algum grau de desconforto seja inevitável, pois ambas as partes não querem perder. Assim, é preciso que se busque um acordo que satisfaça as partes, propiciando ganhos mútuos, para tanto é preciso considerar que o interlocutor, parte que é do processo de solução, tem necessidades, emoções e sentimentos que precisam ser satisfeitos. Posto isto, o negociador orientado para resultados leva em consideração os interesses alheios no planejamento da negociação.
2. AULA TEMA:
REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO
Passo – I – Conceitos da Negociação
Segundo Dante Pinheiro Martinelli - (pg. 01) - Até a década de 1980, poucas eram as referencias ao tema negociação.