Negociacao exerc cap 1 trabalhos feitos
1. Em que momento do século XX surgiu a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) e quem foi seu precursor?
R: Surgiu em 1930 e seu precursor foi o alemão Ludwig Von Bertalanffy que percebeu que a ciência tratava de muitos problemas de maneira fragmentada, que exigiam uma abordagem mais ampla e holística.
2. É correto afirmar que as ideias de Bertalanffy atraíram a atenção de vários profissionais e pesquisadores? Explique.
R: Sim, pois eles tiveram a mesma visão de Bertalanfly vários profissionais como Miller, Ashbs, Rapoport, Buckley, cientista político Easton e o economista Boulding sobre a questão da interdisciplinaridade da TGS.
3. Dentro das definições mais correntes, como podem ser identificados os sistemas?
R: Os sistemas são identificados como conjuntos de elementos que guardam estreitas relações entre si, que se mantêm ligados direta ou indiretamente, de maneira mais ou menos estável, e cujo comportamento, de um modo geral, persegue algum tipo de objetivo. Esses sistemas se estruturam basicamente em sistemas fechados e abertos.
4. Cite alguns aspectos primordiais da administração que receberam influência das ideias da Teoria Geral dos Sistemas.
R: Homem funcional, Conflitos de papéis, Incentivos mistos, Equilíbrio integrado, Estado estável.
5. Como a abordagem sistêmica define a empresa? R: A abordagem sistêmica define a empresa como um sistema composto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizado de maneira a produzir um todo unificado.
6. Quais são as cinco considerações básicas relativas ao pensamento sistêmico?
R: São Os objetivos do sistema total (as metas ou fins em direção aos quais o sistema tende), O ambiente do sistema (constitui tudo o que está do “lado de fora” do sistema), Os recursos do sistema), Os recursos do sistema (são os fatores internos e representam todos os meios disponíveis ao sistema para a realização das atividades necessárias ao alcance da meta), Os componentes do sistema (são todas as