Apostila Contabilidade Tributaria
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Curso Ciências Contábeis
CCSST – UFMA – Campus Imperatriz-MA
Profº Hélio R. Araújo
5º Período
2011/1
1
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA TRIBUTÁRIA
O Lucro Real para algumas empresas é obrigatório e para as outras que não estão obrigadas pela referida tributação pode representar economia de tributos. A opção pelo lucro real pressupõe contabilidade em dia, conciliada e com composição de saldo das contas.
Para optar pelo lucro real a empresa deverá manter sua escrita contábil em dia e conciliada, não basta apenas que a documentação esteja lançada na contabilidade, mas que os saldos das contas contábeis estejam conferidos e conciliados de forma que o setor contábil tenha a composição dos saldos constantes no balanço contábil.
Exemplos:
1) Na conta adiantamento de viagens em 31/12/10 consta um saldo total de R$ 25.000,00. Na composição do saldo desta conta o setor responsável pelos adiantamentos de viagens deverá especificar data, nome, motivo e valor de cada numerário adiantado a cada funcionário, devendo o somatório fechar com a conta contábil. Através dessa relação poderão ser verificadas pendências antigas ou se o somatório confere com a contabilidade, etc.
2) O setor financeiro deve manter planilha atualizada (atualização e juros) dos empréstimos e financiamentos, a qual servirá de suporte e conferência dos saldos contábeis.
Enfim, todos os saldos constantes nos balancetes ou balanços contábeis devem estar suportados por posições de outros setores para que possam ser conferidos e confrontados, dessa forma, evita-se incorreções na contabilidade que trarão como consequência pagamentos indevidos de IRPJ e CSSL.
ITENS DE CONCILIAÇÃO CONTÁBIL
Ao fazer a conciliação das contas patrimoniais e de resultado, o Contabilista deverá atentar para o seguinte: a) A conta Caixa deverá estar em conformidade com os boletins de caixa, caso os mesmos não sejam elaborados pela empresa o Contabilista deverá examinar o Razão da