Neglig Ncia Que Faz Mal Sa De
a) O que são doenças negligenciadas?
São doenças endêmicas que atingem, principalmente, as massas populacionais menos favorecidas financeiramente. Mais comuns em países como África, Ásia e as Américas, onde concentram os maiores números de habitantes de baixa renda e também pelo fato de serem lugares de clima tropicais.
Conceituou-se “negligenciadas” circunstancialmente por não aflorar interesse em empresas farmacêuticas no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para o tratamento dessas enfermidades, já que não vêem nos acometidos, compradores potencias para os produtos. Nem do governo, pelo fato de atingir parte da população que não possui força política suficiente. Consequentemente não há injeção de recursos suficiente para financiar pesquisas.
b) Quais as doenças negligenciadas mais comuns no Brasil?
Dengue, Doença de Chagas, Esquistossomose, Hanseníase, Leishmaniose, Malária, Tuberculose.
c) Como você pode contribuir atuar no combate a tais doenças?
Certamente a ingestão água potável contaminada, a falta de saneamento básico e de práticas simples na higienização alimentícia são fatores agravantes para a disseminação dessas doenças.
Como futura Economista Doméstica é meu dever propagar informações de boas práticas de higiene pessoal e alimentar, assim como maneiras simples e viáveis de fugir um pouco de problema como, por exemplo, a água contaminada – aplicação de filtros em casas populares e ensinar a terem costume de ferver a água antes do consumo, independentemente se água tiverem saído do filtro ou da torneira. –.
Visitas técnicas a comunidades de baixa renda, visando reeducar os habitantes, de forma descomplicada, maneiras preventivas a essas doenças. Tendo em mente que, primeiramente, é necessário todo um estudo de caso e análise da conduta cultural de cada região.