negao
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Luís Fernando Denardi Bosa
Marcos Vinícius Ribeiro
Murilo Junqueira Cavalari Dias
Paulo Guimarães Lacerda
Poliana Afonso Gomide.
Experimento nº 01 Uso do Bico de Bunsen e teste de chama
Prof. Benecildo.
Disciplina: Laboratório de Química.
Uberaba – MG
09/09/2014
1. Introdução
Esse experimento teve por objetivo o aprendizado do manuseamento do bico de Bunsen, assim como o de aprimorarmos o estudo quanto ao comportamento de soluções iônicas, que, quando borrifadas na chama de um bico de gás, emitiram cores distintas.
Cada solução, dependentemente dos metais que constituem os compostos iônicos dessas, diferiu-se na cor devido aos comprimentos de ondas diferentes. A cor resultante, nesse contexto, foi usada para identificação do metal do composto iônico, pois esse dado já era oferecido
Para a utilização do bico de Bunsen, primeiramente, aquecemos água em um Becker e acompanhamos a variação de temperatura da água até que ela entrasse em ebulição.
Depois, então, para o teste de chama, baseamos que a energia de cada elemento determina a cor da chama em questão.
Com a tabela fornecida foram calculadas algumas propriedades como o comprimento de onda e a variação de energia de cada elemento, com isso notamos que cada solução possui caráter diferente uma das outras.
2. Objetivos
O objetivo do experimento da medição de temperatura será identificar as etapas e variações sofridas pela água ao longo da medição e do aquecimento, com isso será possível estudar a variação do gráfico em questão, com isso é possível estudar o comportamento da curva da temperatura em função da quantidade e também da temperatura da água.
Já no segundo experimento, será estudado a identificação de cada elemento pela cor da chama que o mesmo emite, quando em contato com o fogo, com isso características especificas dos metais alcalinos e metais alcalinos