nefrologia
Quando a gente fala da urina concentrada, estou me referindo a osmolaridade dela, quando vocês bebem muita água e a urina sai clarinha, aquela urina está extremamente diluida e a osmolaridade dela está baixa, quando vocês bebem pouca água e estão desidratados, aquela urina está normalmente muito concentrada e a osmolaridade dela está mais alta, então do mesmo modo que temos osmolaridade na urina, temos osmolaridade plasmática, o nosso sangue possui uma osmolaridade também.
A osmolaridade plasmática é definida basicamente por três itens: sódio, que é um grande definidor de osmolaridade, um pouquinho de uréia e um poquinho de glicose. Então quando eu falar para vocês, a osmolaridade do sangue está muito alta, o que eu quero dizer? Ou tem sódio demais, ou tem água de menos. Se a gente disser que a osmolaridade está muito diminuida, ou eu tenho sódio de menos, ou eu tenho água demais.
Então se eu beber muita água, altera minha osmolaridade? Sim, e isso não tem a ver com sódio, porque na verdade ele não alterou muita coisa, a verdade é que tem muita água. E vocês vão ver que essa osmolaridade no sangue vai ser extremamente importante, para definir a secreção de um hormônio, que é o ADH, o hormônio anti-diurético, o que defini a ação do ADH é geralmente a osmolaridade que a agente tem.
Eu bebi água, 5 L mais ou menos, o que aconteceu com minha osmolaridade no sangue? Ela diminuiu. O que vai acontecer com minha secreção de ADH? O ADH possui a função de absorver água, a minha secreção de ADH vai diminuir, para que eu possa eliminar essa H2O todo.
Vamos imaginar que eu comi muito sal, como que a gente fica? Com sede, a sede é uma resposta a osmolaridade, fiquei com muita sede, vou beber muita H2O, pois minha osmolaridade ficou alta, se ela ficou alta, o que vai acontecer com meu ADH? Ele vai aumentar, para fazer o que na urina? Puxar água, para a osmolaridade diminuir. Qual é nossa osmolaridade normal? A nossa osmolaridade normal é em torno de