Nefrologia
De
Nefrologia
Alunas: suelen pereira,Marlivone,Taíze Maia,Adriana Silva,Rachel Fagundes,Camila Rodrigres,Tamires Ribeiro,Elisangela,Vanesssa,Ana Paula.
Grupo 5: cap.195
Nefrologia
Introdução
Consiste no diagnóstico e tratamento de doenças renais, regulando a pressão arterial, regula os eletrólitos, o equilíbrio de fluidos no corpo, e administração de diálise. O nefrologistas deve tratar diversos distúrbios renais diferentes, incluindo distúrbios ácido-básicos, distúrbios eletrolíticos, nefrolitíase (pedras nos rins), hipertensão (pressão alta), doença renal aguda e fase final da doença renal.
Conceito
A função renal para a homeostase do organismo,particularmente para o controle do volume, do balanço eletrolítico e ácido-básico e pela excreção de produtos nitrogenados,a perda da função renal pode levar a hipercalemia,sobrecarga do volume,acidose metabólica e uremia.
A atuação do enfermeiro consiste na detecção precoce de insuficiência renal, na detecção de pacientes de risco, deve ter em mente os aspectos nutricionais do paciente nefropata, 40% dos pacientes com IRA têm algum grau de desnutrição protéico-calorica que esta associada á elevada mortalidade na IRA.
Os objetivos é preservar a massa corpórea, previnir ou minimizar a desnutrição, estimular a imunocopetência, reparar o dano tecidual, preservar a função do órgão, manter adequados os balanços bioquimicos e hídricos e estimular a recuperação da função.
Procedimento
Atualmente a escolha do tratamento diálitico, hemodiálise contínua ou intermitente é dependente de vários fatores como a estabilidade hemodinânmica do paciente, presença de sepse e falência de multiplos órgãos entre outros. A escolha do método dependerá da indicação médica, o conhecimento do enfermeiro e a capacidade de utilizar e monitorar adequadamente o equipamento escolhido deve ser considerado. Diante de uma prescrição de diálise, o enfermeiro deverá considerar os fatores como tempo de duração e a frequência