nefrectomia
O Estudo de Caso é um procedimento utilizado habitualmente na intervenção clínica com objetivo de compreensão e planejamento da intervenção, destacando-se pela possibilidade de integração de diferentes técnicas e campos do conhecimento. Nessa condição, o conhecimento teórico é dirigido ao individual e ao particular, em um autêntico ato de 'debruçar-se sobre o leito', o que, etimologicamente, encontra-se presente na palavra clínica, conforme aponta Barbier apud PEREIRA, et al (1985). O autor refere também o significado "procedimento de observação direta e minuciosa", relacionado ao termo (p. 45) e à condição de a clínica incluir a exploração e compreensão dos significados presentes nas ações do sujeito.
A implementação da sistematização da assistência de enfermagem continua sendo no cotidiano da enfermagem um desafio, pois esta requer planejamento de ações e resgate de conteúdos relacionados à Fisiologia, Patologia e Farmacologia. Em alguma situação, na demanda do serviço, requer sua efetivação. Faz-se necessário a elaboração de um plano de cuidado que contemple as necessidades do paciente que se encontram afetadas. (ALVES, et al, 2007).
Esse estudo de caso foi realizado por acadêmicos do 7º período de enfermagem, no hospital cirurgia, no setor de centro cirúrgico, mais propriamente na SRPA.
Segundo Fonseca e Peniche (2009). Após o procedimento anestésico-cirúrgico, o paciente necessita de avaliação e cuidados constantes da equipe de enfermagem em um ambiente integrado ao CC e que esteja preparado com os recursos necessários para qualquer intervenção, esse ambiente é a SRPA. A equipe de enfermagem numericamente suficiente, bem treinada e com a presença fixa e constante do enfermeiro na SRPA é indispensável para desenvolver uma assistência de qualidade e poder atuar na prevenção das complicações. Os aspectos diretamente ligados a assistência na SRPA são tratados através dos diagnósticos de enfermagem e os mais frequentes são: potencial para