Necessário Vida
*O que é o Simbolismo
Simbolismo é uma tendência literária da poesia e das artes que surgiram na França no final do século XIX, como oposição ao realismo naturalismo e ao positivismo da época.
O simbolismo foi uma escola literária que se inicia definitivamente em Portugal no ano de 1890 , quando a obra de Oaristos de Eugênio de Castro.
Eugênio de Castro ao publicar um volume de versos intitulado Oaristos instalou o simbolismo em Portugal.
*Características do Simbolismo
Subjetivismo: a visão objetiva não desperta mais interesse e sim está focalizado sob o ponto de vista um único indivíduo.
Transcendentalismo: um dos princípios básicos dos simbolismo era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Do ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago indefinido ou impreciso.
Musicalmente: para conseguir aproximação da poesia com a música os simbolistas tiveram que lançar mão de alguns recursos como: a alienação e na assonância.
* Os principais atores e obras
Eugênio de Castro: Oaristos
Antônio Nobre: Despedidas e primeiros versos
Camilo Pessanha: Clepsidra
E outros como:
Antônio Patrício, Roberto de Mesquita.
E a prosa com Raul Brandão.
#Na segunda fase ou neoclássica, que corresponde aos poemas escritos já no século XX, vemos um poeta voltado à antiguidade clássica e ao passado português, revelando certo saudosismo características das primeiras décadas do século XX em Portugal.
Na opinião do crítico João Mendes esta mudança para neoclassicismo de tipo barroco deve-se a o temperamento sensorial de soalheiras da beleza chamou-o para fora, distraiu-o da grande tormenta humana que ressoava no coração humanístico, dos poetas. Alma helênica, harmoniosa, a época em que melhor se enquadra teria sido o Renascimento. Dessa fase da sua poesia é exemplo Constança (1900).