Necessário Vida
Objetivo. Agrupar e atualizar conhecimentos em relação à atuação fisioterapêutica no trauma raquimedular (TRM) em unidade de terapia intensiva (UTI). Método. Foi realizada atualização de literatura nas bases de dados Lilacs, PubMed e Scielo, cruzando os descritores spinal cord injury, cinesiotherapy, physiotherapy, mobilization, rehabilitation, intensive care unit, respiratory therapy e electrotherapy, no período de 2005 a 2010. Resultados. Foram encontrados 21 estudos, porém, apenas cinco artigos preencheram os critérios de inclusão. A cinesioterapia é imprescindível desde a fase de choque medular, pois favorece a manutenção da amplitude de movimento articular e flexibilidade, além de prevenir complicações circulatórias decorrentes da imobilização prolongada no leito. A fisioterapia respiratória promove a higiene brônquica, correção de padrões ventilatórios anormais e de algumas patologias respiratórias. A eletroterapia é um recurso ainda pouco utilizado por fisioterapeutas no setor de cuidados intensivos.
Conclusões. A atuação fisioterapêutica no TRM em UTI encontra-se focada na reabilitação motora por meio da cinesioterapia e na intervenção respiratória por meio da higiene brônquica e treinamento dos músculos respiratórios. Novas modalidades de tratamento, como a eletroterapia, têm surgido no ambiente intensivo, porém há necessidade de maiores estudos para confirmar benefícios e riscos deste recurso nos lesados medulares.
Unitermos. Traumatismos da Medula Espinhal; Unidades de Terapia
Intensiva; Modalidades de Fisioterapia.
Citação. Ferreira LL, Marino LHC, Cavenaghi S. Atuação Fisioterapêutica na Lesão Medular em Unidade de Terapia Intensiva: Atualização de Literatura.
ABSTRACT
Objective. Collate and update knowledge in relation to physical therapy in spinal cord injury (SCI) in the intensive care unit (ICU).
Method. We performed a literature update in the databases Lilacs,
PubMed and Scielo, crossing the descriptors