pigmentos fotossintetizantes
Para experiência laboratorial, foi-nos solicitado pela professora a execução de uma atividade. A atividade pretende permitir aos alunos conhecer quais os pigmentos que estão presentes nos cloroplastos.
Introdução Teórica:
Os cloroplastos são constituintes das células eucarióticas vegetais, pois desempenham um papel muito importante para elas, como a fotossíntese.
É possível obter um extrato de pigmentos fotossintéticos das folhas macerando essas folhas juntamente com um solvente. Quando se introduz papel de filtro no extrato, o solvente sobe por capilaridade, transportando os pigmentos em função do seu grau de solubilidade no solvente. Esses pigmentos vão ficando depositados no papel de filtro a deferentes níveis por ordem crescente do seu grau de solubilidade. Ao fim de algum tempo conseguem-se observar, de baixo para cima, bandas de diferentes cores que correspondem aos diferentes pigmentos constituintes da clorofila. Objetivos da experiência:
Esta atividade experimental tem como finalidade a extração dos pigmentos clorofilinos constituintes das folhas verdes dos espinafres. Para obter à extração destes pigmentos recorreremos à cromatografia, para observarmos o comportamento das substâncias no extrato adquirido. Protocolo Experimental:
Materiais: * Folhas de Espinafre
* Funil
* Placa de Petri
* Areia fina
* Vareta
* Papel de Filtro
* Almofariz
* Tesoura Reagentes:
* Álcool a 90%
Procedimento Experimental:
1º. Cortou-se as folhas em pedaços, e colocou-se os mesmos no almofariz;
2º. Juntou-se a areia aos pedaços de folha e esmagou-se com o pilão;
3º. Adicionou-se uma pequena porção de álcool, e agitou-se com a vareta;
4º. Filtrou-se para um recipiente;
5º. Verteu-se o obtido extrato de pigmentos para a caixa de Petri;
6º. Introduziu-se agora na caixa de Petri, dobrado em ângulo (ver anexo ), papel de filtro;
7º. Aguardou-se alguns minutos;
8º. Observou-se o resultado obtido e registou-se os dados