Necessário Vida
E assim através do cristal violeta percebeu que algumas bactérias adquiriam uma cor púrpura ou azul, enquanto as outras não, sendo necessário utilizar outro corante. As bactérias que coravam com o cristal de violeta são as Gram positivas, que possuem uma estrutura mais simples.
Já as Gram negativas possuíam uma estrutura mais complexa, compostas por uma parede celular mais delgada e uma segunda membrana lipídica no interior dessa parede. Quando coradas, o lipídio dessa membrana mais externa é dissolvido pelo álcool, liberando o primeiro corante, cristal violeta, por isso ao fim da coloração elas são não são visualizadas com o primeiro corante, mas quando é aplicado o segundo a safranina como não há mais o lipídio para impedir a coloração, ela se torna avermelhada.
Essa é uma técnica muito importante, pois hoje com ela é possível separar rapidamente os grupos de bactérias causadoras de doença antes dos dados da cultura estarem prontos, assim através dos sintomas, é possível monitorar a infecção.
Entre as bactérias Gram negativas podemos encontrar as espécies: Pseudomonas aeruginosas, que causa infecções urinárias e respiratórias, Escherichia coli, também causadora de infecções urinárias e gastroenterites, Vibrio colerae, que causa a cólera e bactérias do gênero Salmonella que podem causar febre tifoide, enterites, entre outras doenças.
Entre as bactérias Gram positivas podemos encontrar as espécies Clostridium tetani, causadora do tétano, Staphylococcus aureus, que provoca infecções nas vias respiratórias e Streptococcus pneumoniar, que causa pneumonia.
Bactérias