Necessário Vida
Espermatogênese: processo de transformação dos espermatozodes. Ovogenese: sequencia de eventos pelos quais as ovogonias são transformadas em ovocitos. FHS: estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrogênio por suas cels foliculares. LH: atua como disparador da ovulação e estimula as cels foliculares e o corpo lúteo a produzir progesterona.
Desenvolvimento do folículo ovariano: crescimento e diferenciação do ovócito primário; proliferação das cels foliculares; formação da zona pelúcida; desenvol de uma capsula de tec conjunt q envolve o folículo – teca folicular (se diferencia em 2 camadas, umaa interna vascularizada e galandular – interna – e uma camada conjuntiva, semelhante a uma capsula – externa).
Se a fecundação ocorrer: ocorrem a clivagem do zigoto e a formação do blastocisto, o blastocisto começa a se implantar em torno do 6º dia da fase lútea, a gonadotrofina coriônica humana mantem o corpo lúteo secretando estrogênios e progesterona, A fase lútea prossegue, e não ocorre a menstruação.
Fases da fecundação: passagem do espermatozóide pela corona radiata do ovócito; penetração da zona pelúcida; fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do zoide; termino da 2ª divisão meiótica do evocito; formação do pronucleo masculino; lise da membrana do pronucleo.
Trofoblasto: uma delgada camada cel externa que formará a parte embrionária da placenta. Embrioblasto: grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Citotrofoblasto: camada interna de cels. Sinciotrofoblasto: camada externa consistindo em uma massa