Necessidade de auto estima
A necessidade de estima se refere às necessidades ou desejos das pessoas de uma auto-avaliação estável, ou seja, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio, uma auto-estima firme. A satisfação desta necessidade gera sentimentos de auto-confiança, de valor, de capacidade e sentimento de utilidade, quando frustrado leva a sentimentos de inferioridade, fraqueza e desamparo.
Dentro de uma instituição podemos usar a teoria de Maslow para suprimos as necessidades fisiológicas dos funcionários da seguinte forma começando da parte mais baixa que são comida, água e teto, o segundo segurança e proteção, e assim por diante, essas necessidades devem ser satisfeitas antes da necessidade de nível mais alto. Assim, pagando um salário justo e dar benefícios satisfariam as necessidades de comida, água e teto, que são as necessidades Fisiológicas. As necessidades da segunda camada – segurança e proteção – exigem um ambiente de trabalho seguro, juntamente com o fornecimento de limites e o estabelecimento de regras e padrões.
Uma vez atendidos os dois níveis básicos de necessidades, entramos nas necessidades Sociais que basicamente são os sentimentos de pertencer à empresa e de ser amado tornando-se necessidades incentivadoras, incluindo a necessidade de fazer parte de um grupo saudável, com relacionamentos acolhedores. Passamos então para a necessidade de Estima, o estimulo vem da auto-estima e isso inclui a necessidade de sentir-se valorizado, tratado com respeito, apreciado, encorajado, tendo seu trabalho reconhecido, premiado e assim por diante, a ultima Necessidade é de Auto-Realização que constitui em tornar-se o melhor quer você pode ser, ou é capaz de se tornar. Nem todos podem ser presidentes de uma grande empresa, porém todos podem ser o melhor empregado, o líder tem que incentivar e oferecer condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem